Acompanhamento de bebês: o registro das fases importantes do primeiro ano de vida
Compartilhe
O primeiro ano de vida dos bebês passa muito rápido e é incrível como eles crescem e evoluem nesse período. Por isso, quando se trata da fotografia infantil, a vontade e procura por registrar as fases desse primeiro ano é enorme. Afinal, a fotografia é uma forma de eternizar os momentos e com certeza fazer o acompanhamento do bebê com fotos é uma ótima maneira de captar os detalhes das mudanças no desenvolvimento.
As fases de desenvolvimento do primeiro ano e a frequência de ensaios
O acompanhamento de bebê conta o início da vida em fotografias. É mais interessante fazer os registros seguindo o tempo de evolução de cada criança, para tornar perceptível as mudanças e captar melhor o seu crescimento, mas apesar disso, ainda é bem comum a procura pelo acompanhamento mensal e muita gente opta pelos ensaios mensais ao invés de fazer o “mêsversário”, por exemplo.
De forma geral é possível fazer o acompanhamento de forma mensal, trimestral, ensaio de 6 meses, 9 meses e enfim, o ensaio de 1 ano. Se a família optar pelo acompanhamento trimestral, de 3 em 3 meses, poderá ser feito em média 4 ou 5 ensaios, no período de 12 meses. Normalmente, essa é a frequência mínima recomendada, pois é possível pegar as fases mais significativas da evolução.
Recém-nascido
Independente da escolha pela forma de registro, as primeiras fotos podem ser feitas com o bebê ainda recém nascido, geralmente nas primeiras 3 semanas de vida, ou até 28 e 30 dias. Essa fase é aquela nossa velha conhecida em que se faz as fotos ‘newborn’. Para quem deseja fazer esse tipo de ensaio, é recomendado registrar até 28 dias de vida, pois ainda é possível montar as poses do bebê e o resultado fica mais bonito. Além disso, nesse período o bebê dorme bastante, o que remete calma e tranquilidade para o ensaio. A decoração geralmente conta com artigos que realçam delicadeza, cuidado e conforto. Por ser uma fase em que o sistema imunológico e anatômico do bebê ainda está em desenvolvimento, o ensaio ‘newborn’ exige bastante cuidado, técnica, segurança e responsabilidade.
Aos 3 meses
Depois de registrar o primeiro mês, a vontade é de dar continuidade todo mês, mas o mais indicado é fazer outro ensaio no terceiro mês. Nessa fase o bebê começa a sorrir, eles ainda ficam mais deitadinhos ou sentados com apoio, e sabe aquelas fotos de bruços e pescoçinho levantado? É nessa fase. E como tudo atrai a atenção, os registros ficam bem espotâneos e cativantes.
Aos 6 meses
Mais tarde, entre 6 e 9 meses, é uma fase legal de registrar novamente. Agora os bebês já interagem mais, e se estiver tudo ok com suas necessidades, saem muitos registros sorridentes e engraçados. É uma fase em que ficam de bruços por mais tempo, sentam sozinhos, descobrem os pés e dedos e costumam levar tudo à boca, o resultado são fotos encantadoras e contagiantes.
Aos 9 meses
Agora eles já possuem uma certa independência, engatinham e ficam em pé com apoio. É um período que já conseguimos registrar um pouco da personalidade de cada criança, e apesar de ser uma fase em que estranham bastante, se colocar uma decoração divertida, objetos e alimentos, os registros ficam super divertidos.
1 ano
Se aos 9 meses já era possível pegar um pouco da personalidade da criança, agora aos 12 meses isso fica ainda mais fácil. Para as fotos de 1 ano é interessante ter coisas atraentes, interativas e entrenter bastante a criança, já que é uma fase que pode acontecer deles cansarem, emburrarem e cairem no choro de repente. Dá para usar músicas, desenhos, brinquedos, etc, que estimulem o bom humor e energia deles. Assim saem muitas fotos com dancinhas, risadas e palminhas.
Um dos ensaios mais procurados para registrar esse período é o Smash The Cake, aquelas fotos em que captamos o(a) pequeno(a) se lambuzando com o bolo. Muito comum inclusive, que esse seja um momento de primeiro contato com o doce, as fotos ficam muito graciosas, com olhares, caretas e reações diferentes.
Com certeza o ensaio de 1 ano é muito marcante. É uma fase que merece ser registrada e eternizada com a fotografia.
Fazer um acompanhamento de bebê profissional ou não?
Nada impede de você fazer o acompanhamento do seu bebê em casa, com seu celular, na frequêcia que desejar, até escolher temas, montar cenários e usar figurinos, mas sempre ressaltamos que contratar um profissional para fazer registros de momentos e fases importantes é um excelente investimento. No caso de fazer ensaio de bebês e crianças, o profissional, além de saber as técnicas de fotografia, melhores ângulos, etc, com sua experiência e olhar profissional ele consegue captar a atenção, movimentos, espontaneidade, interação e melhores momentos do bebê, alcançando resultados mais satisfatórios e agregando ainda mais valor à algo que será guardado para sempre.