Smash the Cake: conheça mais sobre esse tipo de ensaio
Compartilhe
Já ouviu falar no ensaio Smash the Cake? O Smash the Cake surgiu nos Estados Unidos assim como muitas outras inspiracoes e referências. É lógico que não demorou muito para a ideia chegar até aqui e ganhar a atenção de quem está pensando em fazer um ensaio fotográfio do seu bebê!
Todo o conceito do Smash the Cake é pensado na diversão e captura de um momento em que a criança está experimentando algo novo, no caso, toda a doçura de um bolo.
O que é o ensaio Smash the Cake
O termo Smash the Cake quer dizer “amassar o bolo”, e o ensaio se trata basicamente disso. Mas mais do que apenas deixar a criança se lambuzar e fazer bagunça com o bolo, a ideia do ensaio é registrar algo importante do seu desenvolvimento, o seu primeiro contato com algo novo. É muito divertido observar como cada criança reage ao doce, suas expressões, emoções e caras e bocas. É uma forma de deixar guardado essa experiência única!
O ensaio é normalmente bem descontraído e todo mundo acaba se divertindo. A decoração nem precisa ser tão elaborada, já que o foco principal é realmente capturar os momentos da criança se divertindo, livre e bem à vontade. Inclusive, é necessário que toda a atenção do profissional esteja na criança para conseguir registrar diversas emoções, poses, caretas e forurices.
E para as mamães que não querem que o bebê coma açúcar, existem outras alternativas para registrar esse momento de experimentação, como fazer um bolo de frutas ou ainda o Smash the Fruit. Neste caso, o bolo é substituido por uma fruta, a melancia é uma das frutas que rendem as melhores fotos.
Quando fazer?
Geralmente o Smash the Cake é feito perto do primeiro ano de vida, com 1 ano ou até os 3 anos de idade. Afinal, o diferencial desse ensaio é registrar a criança experimentando algo novo. O ideal é que o pequeno não tenha menos de 6 meses, pois é mais difícil até que ele se divirta.
Dicas de como fazer um Smash the Cake
Separamos algumas dicas para render boas fotos com um ensaio Smash the Cake:
A escolha do bolo
O bolo deve ser bem macio e fácil da criança pegar e provar tudo sozinha com as suas mãos. Além disso, é legal optar por bolos que chamem a atenção, bem coloridos, com confeitos, cobertura. E se quiser evitar a quantidade de açúcar há formas de maneirar no doce, como substituir o chantilly por iogurte grego, por exemplo.
Lembre que o bolo também é protagonista do ensaio. A atenção deve estar no bebê e no bolo, então não exagere muito no cenário e decoração.
Onde fazer
Você pode fazer ao ar livre ou em estúdio. Tudo depende do gosto dos pais, da criança e o tema que possa combina melhor com cada ambiente.
Sobre a roupa da criança
Lembre que a criança provavelmente vai se lambuzar na hora de escolher a roupa. Mas acima de tudo, a roupa deve ser confortável. A criança precisa ter liberdade de movimentos. Tem quem até opte por deixar a criança sem blusa, usando apenas uma saia ou bermudinha. Roupa branca, texturas e estampas mais claras e clean valorizam a composição do ensaio.
Sobre as fotos
Coloque o bebê de frente para o bolo e deixe que ele explore não só o bolo, como o ambiente e cenário se ele quiser. Quanto mais reações e emoções a criança manifestar, melhor!
Inclusive, até o momento de limpar o bebê depois da bagunça rendem boas fotos.
E se as reações do bebê não forem as melhores? Não faz mal! A ideia do ensaio é justamente capturar os sentimentos da criança frente à algo novo que ela está experimentando, as fotos com caretas estranhas também valem nesse caso. Sem contar que mesmo que a criança não goste muito de algum sabor, por exemplo, dificilmente ela não vai ser divertir amassando, brincando e se lambuzando.