ATIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS
Compartilhe
As férias da criançada está começando e já é possível sentir a necessidade de entretê-los e manter a tranquilidade da família nesse período. Mais do que entreter, durante esse tempo sem as aulas, também podemos fazer atividades que de certa forma ensinem e estimulem as crianças.
Veja algumas ideias para distrair, entreter e ensinar as crianças em casa.
Mão na massa
Algo que normalmente é mais difícil de se ter na correria do dia a dia, entre aulas e as atividades extra curriculares, é o tempo na cozinha. Que tal criar uma receita com as crianças? Fazer biscoitos, sorvete, bolos, etc... deixe que eles participem e até mesmo tenham um certo controle, é só não descuidar!
Tour pela cidade
O período de férias é a melhor época para sair da rotina e visitar lugares diferentes pela cidade. Parques, praças, museu, teatro, entre outros. Aproveite para explorarem lugares que não costumam ir normalmente.
Piquenique
E se forem passear ao ar livre, um dos programas pode ser fazer um piquenique. É sempre uma delícia montar os quitutes, sanduíches, estender uma toalha na grama e aproveitar o tempo juntos.
Junte os amiguinhos
Chamar os amigos para fazer algo também é um programa que a criançada adora. Pode ser para fazer uma sessão cinema, tomar um banho de mangueira, dia na piscina, oficina de artes para desenvolverem a criatividade, preparar um show de talentos com teatrinhos, canto e dança, uma tarde com jogos de tabuleiro, há diversas opções de atividades para fazerem juntos com os amigos.
Incentive a leitura
As férias também podem ajudar a criança a desenvolver hábitos novos ou manter os antigos. Entre eles está a leitura. Sente para ler junto, incentive a ler em voz alta e ajude a aprimorar a habilidade de leitura. Se a criança ainda não está na idade de ler, você mesmo pode ler as histórias para ela.
Brincadeiras
Solte a sua criatividade e tente inventar brincadeiras! Pode ser um caça ao tesouro, encenação de histórias, experiências que envolvem a ciência, brincadeiras com papel, inventar um ensaio fotográfico com figurino e tudo, teatro de fantoches, “stop!”, jogos antigos como passa anel, dança das cadeiras, etc. Há muitas possibilidades. Você pode inclusive estipular um horário para isso, sempre no mesmo horário vocês combinam de fazer alguma brincadeira diferente.
Pintura
Prepare um cantinho de forma que não vire muita sujeira e deixe a criança se divertir com tinta. Pode ser em uma tela, papelão, saco plástico, etc. Os pequenos adoram esse tipo de atividade e podem usar pincéis ou até mesmo os dedos.
Ajudar nas tarefas de casa
As tarefas do dia a dia podem ser aliadas para manter os pequenos ocupados e entretidos. Aqui se aplica coisas simples como arrumar a cama, tirar a mesa, guardar os brinquedos e até mesmo a faxina da casa. Sempre com supervisão e segurança, claro!
Cabana
As crianças adoram criar “universos” lúdicos e sair do ambiente conhecido, por isso brincar de cabana para elas tão divertido. Com lençol, cobertas, almofadas e colchões, dá para criar uma cabana que dure bastante tempo. Depois de pronta, a própria se torna um lugar para outras brincadeiras.
Deixe se envolverem com a natureza
Que tal montar um jardim ou uma horta com a ajuda das crianças? Os pequenos adoram mexer com terra e companhar o desenvolvimento da natureza, crescimento das plantas, folhas, etc. Isso ainda é bem educativo, pois ensina sobre cuidado, paciência, dedicação e ciclo das coisas.
Praticar o desapego
Com o tempo mais ocioso das férias é possível aproveitar para encaixotar brinquedos que ficaram para trás e roupas que não servem mais e colocar para doação. Todo o processo deve contar com a ajuda da criança, desde a análise do que fica e o que sai, para onde vai, etc. Ajude a entender o porquê de fazer isso, esses detalhes incentivam a desenvolver aspectos como a tomada de decisão, empatia, desapego, generosidade, caridade, entre outros.