A importância da fotografia para as crianças e a família
Compartilhe
Quando se trata de exibir fotografias, não há lugar certo ou errado, assegura o pesquisador da Universidade do Tennessee. “Fotografias devem estar mais expostas para que possamos aprecia-las mais”, diz Anna Mae Kobbe de Knoxville. “Elas são especialmente importantes em um quarto de criança porque fornecem segurança tangível a alguém tão jovem quanto nossos filhos”.
Através de pesquisas e entrevistas, Kobbe descobriu que imagens da família desfrutando a vida despertam um forte senso de si mesmas e que uma imagem de amigos ou parentes distantes ajuda o espectador a se sentir mais ligado a essa pessoa. Isso é importante, observa a educadora, uma vez que muitas crianças vivem à certa distância de avôs e outros parentes.
Outro ponto importante destacado por Kobbe está relacionado à capacidade da fotografia de ajudar as crianças a recapturar momentos de felicidade, mesmo em dias tristes. “Como sociedade esperamos que a felicidade venha de fontes externas”, por isso é tão importante mostras às crianças que o contentamento vem de dentro, explica a especialista.
Concordando com as opiniões de Kobbe, a psicoterapeuta Stephanie Martson, autora do livro A Magia do Incentivo, sugere aos pais colocar duas fotos ao lado da cama da criança. Uma deve mostrar a criança alegremente envolvida em alguma atividade que aprecie; outra deve mostrar a união familiar.
Segundo Martson, pesquisas apontam que 30 minutos antes de dormir é quando a criança está mais receptiva, por isso devemos colocar fotos de nossos filhos mostrando capacidades e sendo amados próximas às suas camas. “Essas imagens positivas serão as últimas coisas que verão antes de dormir e a primeira coisa que verão ao acordar no dia seguinte”, conclui Martson.
Incentivar as crianças a ver e descrever suas próprias fotos é uma excelente maneira de comunicar que cada pessoa é única. E mostrando a uma criança fotos suas de quando era bebê pode ajudar a aliviar o ciúme de um irmão recém-nascido. Martson afirma ainda que um bebê ao ver sua própria imagem começa a se conhecer e, por isso, aconselha a colocação de um retrato na cômoda de trocar fraldas, por exemplo, e divertir o bebê apontando seus olhos, nariz, boca, etc. Quando o bebê se reconhece na imagem é um momento de alegria.
No quarto de uma criança ou pela casa toda, fotografias são formas bonitas e divertidas de expressão familiar e poderosos comunicadores sobre pessoas e coisas que moldam nossas vidas.
Fonte: Paula Casa Nova / Casa Leonardo
Artigo original: http://articles.baltimoresun.com/1994-06-19/features/1994170178_1_family-photo-gallery-child-images
Fotografia: Gus Wanderley