DICAS DE COMO FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS COM O CELULAR
Compartilhe
Com o avanço da tecnologia, a chegada dos Smartphones e suas câmeras cada vez melhores, foi ficando cada vez mais fácil registrar o nosso dia a dia, momentos especiais e acompanhar o crescimento dos filhos, afinal, todo pai e mãe tem um celular lotado de fotos das crianças, né? No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil fotografar crianças e as fotos podem não sair como gostaríamos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você tirar fotos lindas da criancada usando o seu celular!
Procure pela luz natural
Dificilmente uma foto tirada em luz natural, especialmente se for nas chamadas “golden hour”, logo após o nascer do sol ou logo antes do pôr do sol, no final da tarde. O ideal é sempre aproveitar para fazer as fotos em lugares abertos com luz direta ou indireta do sol, pois as câmeras de celular, por mais avançado que ele seja, possuem algumas limitações e a principal é a iluminação. Se for fotografar em casa, procure estar perto das janelas ou em ambientes que recebam bastante a luz natural, abra as cortinas e se necessário coloque algum tipo de luz artificial perto da criança, como um abajur por exemplo.
Ajustando a câmera
Programe a câmera para tirar fotos com modo de disparo contínuo ou foto em movimento. Os pequenos se mexem bastante, dificilmente ficam parados ou posam para as fotos, e para falar a verdade, a espontaneidade sempre resulta nas melhores fotos, basta estar a postos para pegar bons momentos.
Ângulos, enquadramento e composição
Para tirar fotos das crianças é importante você estar na altura delas, abaixe-se e faça as fotos na altura dos olhos da criança, isso faz toda a diferença! O enquadramento fica mais bonito dessa forma, você consegue ter o olhar da criança sobre aquilo que está fazendo, estabelece uma melhor comunicação e registra bem a realidade do momento, o que gera então toda a composição da cena e consequentemente da foto. Busque ter percepção e atenção, olhe bem ao redor, se precisa tirar algo do ambiente que não precisaria aparecer, movimente-se, experimente outras posições do celular, tudo isso ajuda a construir uma boa foto.
Respeite o tempo da criança
Cada criança tem seu tempo, principalmente os pequenos, você não vai conseguir tirar boas fotos se a criança não estiver a vontade, disposta ou de bom humor. Por exemplo, quando vamos a algum lugar diferente ou estamos fazendo um passeio novo, a criança pode demorar um pouco para se soltar e se sentir bem naquele ambiente, mas aos poucos ela vai se sentindo a vontade e então fica mais fácil de captar bons momentos.
Dica de ouro, se antecipe ao momento
Para pegar os momentos mais espontâneos, engraçados e aquele sorriso perfeito, você precisa estar observando a criança, seus movimentos e suas reações. A criança geralmente dá sinais dos seus movimentos, se vai rir, chorar, levantar, sentar, etc. Sabe quando ela está brincando ou concentrada em algo e você percebe que pode surgir uma reação engraçada, uma cara de surpresa, uma emoção, se antecipe a esses momentos e esteja preparo(a) para registrá-los! Nada impede também de você provocar certas reações, um sorriso, uma gargalhada, um olhar... interaja com a criança, faça brincadeiras, perguntas e aproveite os momento, só procure evitar que ela perceba que você está ali tirando fotos e ela não queira mais fazer o que está fazendo.